Anúncio

Depois dos dois últimos anos vivendo isolados e sob um medo constante de contaminação pela covid-19, podemos dizer que conseguimos, mesmo que aos poucos, voltar para a nossa vida de antes. Neste período houve uma explosão dos efeitos do medo, do luto e do isolamento por causa da pandemia.

Apesar da aparente volta à normalidade, as pessoas ainda sentem as consequências da pandemia na saúde mental e isso está longe de acabar. O aumento e a intensificação de transtornos mentais tornaram-se uma realidade e hoje vemos o seu rastro de destruição: aumenta da depressão e ansiedade, Síndrome de Burnout, Síndrome do Pânico, agorafobia e tantos outros problemas que fragilizaram a saúde mental da população.

Assim como há vacinas contra o covid-19, também há medicamentos que nos ajudam na melhora da saúde mental. Um deles é o Phenibut, medicamento amplamente utilizado para aliviar a tensão, ansiedade, medo, para melhorar o sono em pacientes psicossomáticos ou neuróticos; bem como uma medicação pré ou pós-operatória. E é sobre ele que a farmacêutica Fernanda T. de C. Vicentini (CRF-SP 22.874), responsável pela Vitalis Drogaria e Manipulação fala nesta entrevista.

 

Fernanda os problemas relacionados à saúde mental pioraram neste pós pandemia?

De fato, a pandemia deixou um rastro de pessoas ansiosas e deprimidas, causando uma deterioração na saúde mental da população. O Relatório Global sobre Saúde Mental divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que casos de depressão e a ansiedade aumentaram 25% no primeiro ano após o surgimento do novo coronavírus. Muitas pesquisas mostram que um quarto da população sofre, sofreu ou sofrerá com ansiedade ou depressão ao longo da vida. E não raro, os quadros mais graves de depressão levam ao suicídio. Na América Latina, como um todo, tem se elevado o índice de suicídio e, segundo a OMS, as causas estão atreladas com a piora da pobreza, ambiente favorável às situações de violência e a ineficácia ou ausência de planos de prevenção.

 

O Phenibut é indicado exatamente para que?

Ele é amplamente utilizado para aliviar a tensão, ansiedade e medo, para melhorar o sono em pacientes psicossomáticos ou neuróticos; bem como uma medicação pré ou pós-operatória. É também usado para fadiga, alcoolismo, batimentos cardíacos irregulares, na terapia de desordens caracterizadas por astenia e depressão, e também em transtorno de estresse pós-traumático (PTSD), distúrbios vestibulares e gagueira. Além disso, Phenibut tem sido indicado para melhorar a memória e aprendizado. Ele também reduz os níveis de estresse e ansiedade.

 

O que dizem estudos sobre ele?

Pacientes tratados com Phenibut relatam que ele ajudou a melhorar algumas habilidades cognitivas. Isso inclui a melhoria da memória e uma capacidade expandida de aprendizagem, juntamente com a capacidade para recordar memórias e detalhes mais fácil e mais rapidamente. As evidências indicam que este suplemento pode ser capaz de apoiar a melhoria da comunicação neuronal entre os dois hemisférios do cérebro.

 

Ele pode ser indicado para crianças?

Em crianças, o Phenibut tem sido indicado para distúrbios neuróticos,  várias formas de hiperatividade e em crianças na idade pré-escolar, tem sido usado para tratar distúrbios de fala, particularmente a gagueira. Ressalto que é primordial consultar um especialista antes.

 

*Artigo meramente informativo. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.