Anúncio

Depois das inúmeras reclamações de usuários sobre a troca de medidores sem autorização prévia e aumento nas contas de água pós troca, a Sabesp de Avaré divulgou uma nota na qual afirma que o objetivo da troca é “garantir a medição precisa, proporcionar segurança aos consumidores e combater o desperdício de água”.

A empresa, segundo a nota, está trabalhando na substituição de hidrômetros em Avaré e entre outubro e dezembro de 2023, já foram substituídos 1.622 medidores.

“A troca periódica dos hidrômetros é fundamental para garantir a medição correta da utilização da água. Quando o aparelho ultrapassa o seu tempo de vida útil, ele costuma perder a precisão, resultando no número incorreto de água utilizado no mês. Além disso, o desgaste pode causar a quebra do equipamento e, em alguns casos, vazamentos. Em geral, um aparelho antigo e comprometido pode gerar uma submedição do consumo em até 30%”, alega a empresa.

“Além do desgaste, o hidrômetro deve ser trocado quando atinge o limite do volume registrado ou apresenta defeito/falha no equipamento, detectados pelo técnico ao fazer a leitura do hidrômetro durante a apuração mensal do consumo no imóvel”, completa.

Na nota, a Sabesp se contradiz sobre o aumento nas contas: “Ao contrário do que muitos pensam, a substituição dos equipamentos não aumenta o consumo de água. No entanto, com a troca, o novo equipamento terá maior precisão na medição, detectando o consumo que antes não era completamente registrado. Se, após a troca, o consumidor verificar uma variação no valor da conta acima de 20% a 30%, mesmo mantendo o mesmo padrão de consumo, isso pode indicar um vazamento nas instalações internas do imóvel”.

A companhia garante que o serviço é informado previamente por comunicado, e a troca é gratuita (exceto se constatada irregularidade no hidrômetro anterior), seguindo critérios técnicos do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e de normas internas da Companhia.

Como o in Foco já havia publicado, toda reclamação ou denúncia não resolvida a contento deve ser comunicada à promotoria local, para que exija da prefeitura que acione a Sabesp para cumprir o contrato no que se refere ao abastecimento de água.

Aliás, as denúncias tem sido enviadas à Sabesp, por email com cópia ao Ministério Público e a prefeitura, mas ambos não se manifestaram até o momento.