Anúncio

Não é de hoje que a situação financeira da APAE – Associação Pais Amigos Excepcionais em Avaré é delicada. A entidade, fundada em abril de 1969, vem enfrentando consecutivas crises financeiras – boa parte gerada pela falta de repasse de verbas públicas.

O assunto veio a tona no pronunciamento da vereadora Adalgisa Ward (PSD) na sessão de ontem no Legislativo, quando ela expôs a dramática situação da APAE local. A vereadora pediu ao prefeito que atenda ao apelo da direção para socorrer a entidade, repassando o que é devido.

Numa carta ao prefeito Jô Silvestre (PSDB), datada do dia 10 de maio, a atual diretora da instituição, Aldamira Aparecida Faria Silvestre, faz um apelo ao chefe do Executivo para que faça o repasse do Fundeb – cerca de 238 mil reais, dos quais nada foi enviado a APAE este ano.

Com experiência na direção de outras APAEs, Aldamira afirma que a entidade de Avaré é a única da região que não recebe o Fundeb.

Contudo, a diretora reforça que o Legislativo também precisa agir. “Chegou ao nosso limite da capacidade de continuar, não temos mais condições de solucionar”, desabafa ela na carta.

“A APAE de Avaré está atendendo atualmente 187 usuários nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação, sendo necessário que todas as secretarias façam o repasse de verbas que Ihes  é devido. Hoje todos funcionários estão acumulando funções; equipe gestora no transporte, sala de aula, cozinha, motorista cuida da horta, auxiliar geral que acumula função de motorista, cozinheira que faz transporte como monitora; temos um usuário que reside na entidade há 47 anos e está precisando de cuidados especiais, está muito doente: aos finais de semana está ficando em minha residência por não ter cuidador. Não temos verbas para pagar guias trabalhistas, implicando diretamente no recebimento de Verbas Parlamentares” relata.

“Além de não estarmos recebendo o valor do FUNDEB da Secretaria da Educação Municipal, que nos é de direito, nos encaminharam mais 09 alunos para atendimento, além de outros que já fomos informados que virão. Já tentamos inúmeras vezes, desde 2021 amigavelmente, o pleito deste recurso que é imprescindível e essencial para restruturação dos Serviços”, diz a diretora.

Aldamira explica ainda a necessidade de contratação urgente de professores especialistas e auxiliares de sala, além da ampliação de salas. “Podemos citar como exemplo básico o caso de atendimento a autistas, no qual a Lei exige que sejam agrupados no máximo, 05 alunos por sala, e no nosso caso já estamos precisando abrir mais 02 salas. Precisamos de um porteiro para controlar o fluxo de pessoas e impedir que os alunos saiam da APAE sem acompanhante; por duas vezes alunos fugiram por falta de funcionários para tomar conta”.

“Tudo isto que estou relatando eu, Alda, Diretora Geral da APAE, atribuo a responsabilidade ao Senhor Prefeito e aos Vereadores do Município de Avaré, pois faço parte do movimento APAEano do Estado de São Paulo, que totalizam 307 APAEs, e todas têm o apoio dos seus Prefeitos.  Assim, como última tentativa, recorremos novamente ao bom senso dos Senhores em olhar com carinho a todas essas crianças, do contrário, infelizmente, iremos acionar as 187 familias para irem até o seu gabinete, juntamente com a imprensa (rádio e televisão), pois não estamos conseguindo mais atender a demanda. Se não for pelo FUNDEB, que seja com recursos próprios do município. Em reuniões com familiares ficou explícito que dessas 187 familias, 150 confiavam plenamente no senhor como representante, que iria olhar com carinho para essas crianças que sempre foram deixadas de lado pelo poder público. Espero, sinceramente, poder contar com vosso apoio, discernimento, comprometimento e, principalmente, seu poder público e politico, em solucionar essa causa que está fora de meu alcance em resolver”, finaliza a diretora.

Até o momento o Legislativo e o Executivo não se manifestaram.

(Foto Voz do Vale)