Anúncio

Diversas cidades da região sofreram com as chuvas deste final de semana. Jaú foi uma das mais afetadas depois que o Rio Jahu transbordou, provocando estragos e uma morte. Diversas pessoas, para escapar da enchente, subiram nos telhados.

Um morador de 61 anos morreu afogado após ter a casa invadida pela forte correnteza da chuva. Edson Aparecido Saes era catador de recicláveis e morava com o filho, de 31 anos, na casa que fica na Vila São Paulo em uma área de risco para inundações.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu resgatar o filho do catador, Ederson Gustavo Saes, e outras duas pessoas, a tia e um primo de Ederson, que viviam em uma casa nos fundos no mesmo terreno.

Duas pessoas estão desaparecidas e centenas estão desabrigadas. Uma moto aquática chegou a virar por causa da força da correnteza enquanto auxiliava no resgate de moradores ilhados. O fato ocorreu na tarde de ontem com o veículo ocupado por 4 pessoas (veja o vídeo)

A prefeitura decretou estado de emergência e o governador João Dória prometeu 1 milhão de reais para ajudar na recuperação urbana e social da cidade e da população.

Em Barra Bonita o córrego não suportou o acúmulo de água e transbordou após a chuva que caiu sobre a cidade no sábado e começo de domingo. Diversos bairros foram afetados.

Nas estradas da região, vários trechos foram interditados e a Defesa Civil do estado pede cautela aos motoristas.

A concessionária Arteris ViaPaulista comunicou que os veículos pesados que trafegam na SP-255 no trecho entre Barra Bonita e Jaú devem utilizar um desvio específico como alternativa para interdição da pista devido as chuvas desse domingo (30).

Em todo estado, as chuvas mataram 24 pessoas, entre elas 8 crianças.

A grande massa de instabilidade concentrada no estado de São Paulo deve começar a enfraquecer durante essa terça-feira (1). O sol vai reaparecer a partir de quarta-feira (2), mas ainda há previsão de chuva para os próximos dias.

(Fontes, fotos e Vídeos Notícias Botucatu, G1, Climatempo, Cassiano Rolim, Paulo Cesar e Rodrigo Di Paula)