Anúncio

De janeiro a maio deste ano, a Câmara Municipal de Avaré custou aos contribuintes R$ 2.650.788,04, o que dá uma média de 530 mil mensais.  A maior parte dos custos está relacionada a folha de pagamento.

Como já noticiado pelo in Foco, com a volta da contratação de assessores para cada vereador (que havia sido extinta), atualmente o legislativo tem 24 cargos comissionados; para se ter uma ideia, em janeiro de 2020 eram 14, ou seja, o número quase dobrou.

Até mesmo os vereadores que haviam votado contra a resolução e que no início haviam declarado que não contratariam assessores – Adalgisa Ward, Carlos Wagner, Luiz Cláudio da Costa, Hidalgo Freitas (todos do PSD) e Marcelo Ortega (Podemos) – agora tem seus assessores.

Custo do Legislativo até maio

Os vereadores da base governista foram os primeiros a nomear assessores. A vereadora que se coloca como “oposição”, Bel Dadario também optou por ter assessoria. Apesar disso, o Portal da Transparência não traz a informação completa na relação de cargos exibida. Até mesmo um dos funcionários do Sincomerciários, Patrick Yuri agora é comissionado do Legislativo.  Em maio também foi homologada contração de plano de saúde ao custo de quase 270 mil reais (ano), 45 mil para consultoria jurídica (apesar da Câmara ter seu departamento jurídico) e mais de 69 mil para pintura externa do prédio. Estes são apenas alguns exemplos. Além disso, há outros custos previstos como quase 47 mil reais com o semanário do Legislativo (que já existe no município).

Vale lembrar que além de “ressuscitar” os assessores, a mesa diretora da Câmara com apoio dos vereadores da base aprovaram inúmeros projetos que aumentam os custos como 13º e férias remuneradas para vereadores, prefeito e vice (que também teve aumento de salário), a possibilidade de gastar mais de 300 mil reais em publicidade, além da criação de outros cargos.

Estes aumentos foram aprovados pelos vereadores Ana Paula Tiburcio de Godoy, Carla Cristina Massaro Flores, Jairo Alves de Azevedo, Leonardo Pires Ripoli, Magno Greguer, Roberto Araujo, além do presidente Flávio Zandoná, que assinou junto com a mesa, todos os projetos.

Até o momento o Legislativo também gastou cerca de 4,7 mil reais em viagens, incluindo cerca de 2,5 mil em hospedagem para os vereadores Carlos Wagner, Luiz Claudio (ambos do PSD) e Bel Dadario (Republicanos) que estão no Guarujá participando de um evento – 5º Conexidades – até sábado, dia 11.

O valor ainda é menor se comparado ao ano passado, quando o Legislativo gastou mais de 18 mil reais com despesas de viagens. Este valor inclui cerca de 13 mil reais utilizados na viagem da vereadora Carla Flores (MDB) à Russia, num  congresso dos Brics. Além de 11 mil reais de passagens, foram gastos mais 1,7 mil referentes a essa viagem. Contudo, até hoje não consta no portal da Transparência a prestação de contas. O valor também inclui 3 mil reais de uma viagem que a vereadora Ana Paula (Republicanos) fez a Brasília (DF) em julho do ano passado.