Anúncio

O número de casos de trombose tem aumentado em todo país e em Avaré não é diferente. O problema é que esse aumento acende um alerta, pois pode estar correlacionado à vacinação contra o covid. A suspeita é confirmada pelo angiologista e cirurgião vascular, Irineu Cardoso dos Santos em entrevista ao in Foco.

O tipo de trombose mais perigosa é a venosa profunda que é a formação aguda (imediata) de coágulos (trombos) em veias profundas (principais), causando obstrução total ou parcial ao fluxo sanguíneo- o que pode ser fatal, provocando embolia pulmonar.

Existem diversas causas para a formação do trombo, mas desde 2020, o angiologista afirma que os casos se tornaram mais frequentes em grande número de pessoas jovens (até mesmo crianças de 11 anos), acometidas por AVC (Acidente Vascular Cerebral) – pacientes sem qualquer histórico ou fatores que predispõem a trombose, como reposição hormonal, obesidade, viagens longas entre outros.

O médico confirma o que já apontaram vários estudos; um deles feito por pesquisadores da Universidade de Oxford indicava que o risco de ocorrer trombose venosa cerebral (CVT, no acrônimo em inglês) em pessoas com Covid-19 era consideravelmente maior do que nas que receberam vacinas baseadas na tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), como os imunizantes da Pfizer, Moderna e Oxford/AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em fevereiro de 2021, efeitos adversos da vacina baseada em vetor viral de adenovírus (distribuída pela Astra-Zeneca) foram detectados previamente em pessoas saudáveis. As manifestações clínicas foram trombose em locais atípicos (vasos abdominais e cerebrais) associado a trombocitopenia (queda do número de plaquetas no sangue).

Em abril do mesmo ano, médicos detectaram complicações similares em alguns indivíduos vacinados com a vacina baseada em vetor viral de adenovírus distribuída pela Johnson & Jonhson. A Anvisa também fez um alerta neste sentido ainda em 2021.

Essa síndrome (conjunto de sinais e sintomas que caracterizam um evento clínico) trombótica associada a queda no número de plaquetas no sangue foi descrita como Trombocitopenia Trombótica Imunológica induzida por Vacina (VITT – abreviatura em Inglês).

Para o médico, não se pode ‘demonizar as vacinações’ ou revacinações, mas o alerta serve para que as pessoas façam exames preventivos, para evitar riscos à saúde.  “O único agente que se encontra é a vacinação por RNA vírus, que tem efeito trombofílico e é o mais provável”, confirma o médico.

 

Diagnóstico

Essa enfermidade obviamente só pode ser diagnosticada por um especialista. Entretanto, a melhor forma de evitar ainda é a prevenção com a realização regular de exames.

O médico afirma que atualmente as doenças vasculares aumentaram muito de forma geral. Grande parte pode surgir através das varizes. Hoje mulheres de 20 a 30 anos já apresentam varicosidade principalmente por conta do uso de anticoncepcionais e gravidez.

Além do aspecto da saúde, também há o estético, já que as varizes ou vasinhos comprometem a beleza das pernas e a autoestima fica prejudicada, afirma o cirurgião.

O problema é que infelizmente, a maioria demora para procurar um profissional qualificado e habilitado, submetendo-se a tratamentos equivocados feitos por não especialistas, levando em consideração apenas preços. Por isso, parte dos tratamentos além de não ter efeitos, podem prejudicar a saúde da paciente.

Recomenda-se que diante de um quadro com varizes, sejam micros ou não, dores, cansaço, alteração na coloração das pernas, procure um cirurgião vascular.

“Hoje o cirurgião vascular tem um aparelhamento que o ajuda a fazer um trabalho otimizado, como o ultrassom ecoguiado, tratamento Varixio, que produz espuma consistente melhor sem causar problemas pulmonares, lentes de magnificação para secagem de forma totalmente indolor, entre outros equipamentos”, relata Dr. Irineu, explicando que em sua clínica oferece tratamento com tecnologia de ponta, sempre de forma a garantir o sucesso do tratamento.

“Qualquer procedimento em escleroterapia tem que estar amparado por aparelhos que também monitoram a pressão arterial, a saturação do oxigênio, equipamentos multiparamétricos”, pontua.

Currículo

Atendendo a pacientes de toda a região, Dr. Irineu mantém sua clínica em Avaré e é conhecido pelo atendimento humanizado a seus pacientes. “Nosso atendimento deve ser sempre voltado ao ser humano; todos deveriam ter respeito e carinho por seus pacientes e envidar esforços para que eles se sintam bem. Além disso, faz parte do nosso juramento”, frisa.

Clinicando há mais de 30 anos e com mais de 18 mil cirurgias vasculares bem sucedidas no currículo, o médico lembra que no Estado de São Paulo, o governo quer zerar a fila de cirurgias de varizes, reajustando a tabela do SUS. Algo parecido ocorreu quando o então ministro da saúde José Serra fez um mutirão neste sentido. Nesta época, Dr Irineu realizava até 100 cirurgias por mês.

“Criou-se um banco de espera grande e desumano – e com isso, os quadros são agravados podem ter hemorragias ou se transformar em flebites e tromboses”, diz.

 

Serviço

Dr. Irineu Angiologia e Cirurgia Vascular

Rua Goiás, 603 | Pinheiro Machado | Avaré – SP

Telefone: (14) 99698-9577