Anúncio

A estudante Raíssa Mikaella Grosskoffe Moreira de 18 anos, egressa da ETEC de Avaré, está comemorando um feito inédito: passou na Universidade Federal de Minas Gerais, a terceira melhor federal do país.

A UFMG é uma das sete melhores instituições de ensino superior e uma das três melhores federais do Brasil. Dentre as sete classificadas, a Universidade ocupa o segundo lugar do destaque sobre a presença feminina nas universidades, em que 53% do corpo estudantil são mulheres.

“Passar em uma federal sempre foi meu sonho, principalmente para UFMG! O ano de 2023 foi um ano muito difícil pra mim; minha avó estava doente e acabou falecendo. Por conta da tamanha ansiedade e luto, por muito tempo não consegui ter psicológico para estudar, muitas vezes tentei desistir do meu sonho e aqueles que nunca me deixaram e sempre estiveram me apoiando foram meus familiares e amigos, então devo muito da minha realização à eles!”, disse emocionada ao in Foco.

“A partir do meio para o final do ano, foi quando realmente tentei – e consegui – pegar firme nos estudos, pois sempre gostei muito de estudar, principalmente idiomas; é por isso que me apaixonei pelo curso de Letras. Sou autodidata desde os 11 anos e amo aprender novas línguas e, por conta disso, sou poliglota! Passar na UFMG me trouxe novas perspectivas e a realização de um sonho gigantesco, é a terceira melhor federal do país e isso ainda parece que é só um mero sonho, que estou dormindo e ainda vou acordar”, revela a jovem.

Assim como a estudante do Instituto Federal recentemente retratada pelo in Foco, Raíssa também está realizando rifas solidárias para conseguir arcar com os custos iniciais até conseguir os benefícios sociais, pois assim como todos os alunos da rede pública, não tem condições de bancar os gastos com alimentação e moradia. Raíssa passou no curso de Letras da UFMG e se prepara para a mudança de Estado.

“Durante toda minha vida, minha educação foi em escolas públicas, por isso parecia um sonho muito distante conseguir uma vaga em uma Universidade tão grande e renomada. Espero dar orgulho para aqueles que sempre estiveram comigo e conseguir dar condições melhores para minha família no futuro, essa é minha maior ambição”.

Raíssa também comemora a conquista de seu irmão, Marcelo Henrique Grosskoffe Moreira, que estudou na escola Matilde Vieira e passou no Instituto Federal depois de alguns anos afastado do ensino.

Veja abaixo as rifas da jovem aluna.