O subtenente Ávila (o primeiro a direita em pé) e sua equipe na Barra do Sahy - verdadeiros heróis
Anúncio

Um dos bombeiros de Avaré enviado à São Sebastião, o subtenente Fabiano Ávila relatou com exclusividade ao in Foco, nesta quinta (23) a situação que ele o colega, Nelson Rafael, encontraram no município que foi o mais atingido por fortes chuvas durante o Carnaval. Em situação de calamidade pública, a cidade registrou 49 mortes até o momento infelizmente.

A chuva que atingiu o litoral foi a maior registrada na história do país, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Ávila que responde interinamente pelo comando do Pelotão de Bombeiros de Avaré, integrou uma das frentes do Corpo de Bombeiros para ajudar nas buscas e resgate de vítimas. Os bombeiros de Avaré e Botucatu foram acionados por causa dos recursos técnicos e treinamentos que possuem para este tipo de ocorrência.

O subtenente e o colega foram voluntários, ou seja, deixaram suas famílias em pleno Carnaval para socorrer outras famílias naquela triste situação. No relato emocionado, Ávila conta que sua equipe conseguiu salvar duas pessoasum bebê de 1 ano e dois meses e uma idosa. Entretanto, também retiraram dois corpos dos entulhos que se misturam à lama. Outros três corpos seriam retirados pela equipe seguinte, já que o trabalho foi feito em turnos para evitar riscos de contágio (o próprio subtenente está tratando uma alergia) e para descanso dos profissionais. “Eles provavelmente eram pessoas da mesma família”.

Ávila chegou na madrugada de domingo em São Sebastião numa aeronave das Forças Armadas já que o acesso a cidade também  está interditado.  “Lá fomos divididos em três frentes. A minha equipe ficou na frente da Rua Um – na Barra do Sahy – onde aproximadamente dez casas foram soterradas e diversas pessoas estão desaparecidas”, conta, frisando que as casas foram praticamente ‘engolidas’ pela lama – o que dificultava as buscas. “A gente não sabia a quantidade de pessoas que havia e o relato dos moradores ajudou muito”.

A equipe do subtenente  foi a primeira a chegar em alguns locais e se concentrou na Barra do Sahy, uma das mais afetadas pela tragédia. A situação era precária: não havia água, energia, comida, nem internet. “Tudo foi alagado e a interdição da rodovia Rio-Santos dificulta a vinda de alimentos. Trabalhávamos com racionamento e escassez de comida e água. Deixávamos para as pessoas que tinham perdido tudo. Comíamos só o necessário, mas na segunda-feira chegaram as doações e a energia normalizou”.

Segundo Ávila, na mesma rua, o dono de um hotel contou que deveria haver cerca de 30 pessoas que estavam hospedadas e continuavam soterradas.  O trabalho de resgate nesta situação é dificultado pela lama, em meio a escombros e corpos.

O subtenente  afirma que viu cenas muito impactantes, mostrando fotos que expressam em imagens o horror. Ele trabalhou ininterruptamente por 48hs, retornando a Avaré apenas às 4hs de quarta-feira (22). “Estamos bem graças à Deus. Cansado, porém, com a sensação de dever cumprido”, enfatizou.

“O apoio do Corpo de Bombeiros de Avaré foi essencial. Chegamos no fato, quase no momento da ocorrência. É um trabalho digno, gratificante e tivemos sucesso em salvar duas vidas. O trabalho também enalteceu a cidade que foi referência porque  temos os melhores equipamentos do Eestado e em nível nacional”, finalizou o subtenente.

Veja as fotos da tragédia feitas pelo próprio Ávila.