Moradores de Marília tiveram voo para Turquia cancelado — Foto: Instagram/Reprodução- G1
Anúncio

Um casal de Marília (SP) que estava prestes a embarcar do Chipre para Turquia, no domingo (5), teve o voo cancelado poucas horas antes do terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o país e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (6).

Ao chegar no aeroporto, o casal recebeu a notícia de que o voo seria adiado, sob alegação de fatores meteorológicos desfavoráveis.  “O voo foi cancelado sem especificar o terremoto. Foi um pouco antes da tragédia”, conta Jean Garcia.

Mesmo diante do tremor que, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), foi tão forte quanto o registrado no país em 1939, que vitimou mais de 30 mil pessoas, o empresário decidiu embarcar para Turquia nesta segunda-feira (6), na companhia da esposa.

Ele foi à Turquia a trabalho. Quando chegou ao país, Jean enviou mensagens para amigos para tranquilizá-los e informar que ele e a esposa estão bem.

“Do Chipre embarcamos para Turquia e agora estamos em Istambul, mas graças a Deus, estamos salvos e não fomos afetados pelo tremor”, relata Jean.

No fim da tarde desta segunda-feira (6), Jean já estava indo embora do país e relatou o alívio de não ter presenciado o terremoto, mas também a tristeza pelo número de vítimas.

“Sentimento de alívio, gratidão a Deus, mas também de solidariedade pelas pessoas feridas, desaparecidas, mortas e familiares. O clima de preocupação é muito grande”, conta.

 

Número de mortos passa de 7 mil

Na Turquia, o número de mortos subiu para 5.434, informou o ministro da Saúde do país. Na Síria, o saldo é de 1.832 mortos, de acordo com o governo e um serviço de resgate no noroeste do país.

Dezenas de milhares de pessoas estão feridas ou ficaram desabrigadas em cidades da Turquia e do norte da Síria.

As autoridades turcas dizem que cerca de 13,5 milhões de pessoas foram afetadas em uma área de cerca de 450 km. As autoridades sírias relataram mortes até o sul de Hama, a cerca de 250 km do epicentro.

 

(Fontes G1 e CNN)