Anúncio

Duas ações realizadas pelas forças de segurança de Botucatu, na semana passada (5), resultaram na captura de dois presidiários condenados que foram beneficiados pela saída temporária de Natal e Ano Novo, conhecida como “saidinha”,  mas não retornaram em dia e horário determinados  pela administração carcerária.

Numa das operações a Guarda Municipal, através dos agentes do Grupo de Ações Preventivas Especiais (GAPE) e policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) prenderam um criminoso que estava pela região do Jardim Santa Elisa. Durante a abordagem policiais e agentes levantaram que tratava-se de um presidiário foragido que tem pena a cumprir na Penitenciária de Avaré.

Noutra operação, a Guarda Municipal foi acionada através do telefone 199 para comparecer no Bairro Alto, onde um indivíduo suspeito teria pulado o muro de uma residência.  No local, os agentes municipais constataram que aquele imóvel pertencia ao tio do averiguado. Entretanto, ao fazer o levantamento dos antecedentes criminais desse indivíduo de 39 anos, foi detectado que era foragido do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), de Bauru.

Nos dois casos, os criminosos foram conduzidos à delegacia para que o boletim de ocorrência (BO) de captura de procurado fosse elaborado pela autoridade civil judiciária. Ambos deverão, nas próximas horas, serem reconduzidos aos respectivos presídios para dar seguimento ao cumprimento das penas.

 

Mais de 200 presos 

Segundo a SAP, dos 4.935 presos beneficiados da região de Bauru no último dia 23 de dezembro, 205 não retornaram até a última terça-feira (3) e são considerados foragidos; quando recapturados, eles retornarão ao regime fechado.

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), afirma que os presos que não voltaram da “saidinha” perdem automaticamente o benefício do regime semiaberto. A maioria dos 4.935 beneficiados na região estava detida em uma das três unidades prisionais de Bauru, de onde saíram 4.292 presos. Da região de Marília, com duas unidades, foram liberados 643 presos. A SAP não informou a origem dos 205 presos que não retornaram.

As penitenciárias de Avaré não deram informações sobre os que não voltaram da ‘saidinha’.

(Fontes Tribuna de Botucatu e G1)