Anúncio

Com 149,6 milhões de animais de estimação, segundo o censo do IPB (Instituto Pet Brasil) de 2021, o Brasil é o terceiro país em número de animais domésticos. Considerando os 215 milhões de brasileiros, pelo menos 70% da população tem um pet em casa ou conhece alguém que tenha. Hoje, ‘diferente’ é quem não tem um amigo de estimação. E quem tem, sabe que medicar os pets nem sempre é uma tarefa fácil. Com o paladar sensível, cães, gatos e outros animais geralmente podem se mostrar resistentes para ingerir comprimidos, cápsulas e xaropes.

Com fórmulas e sabores personalizados, os medicamentos manipulados são uma solução para facilitar a administração e proporcionar um tratamento mais preciso, tranquilo e até divertido para os pets.  Vale lembrar que somente em 2005 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), permitiu a manipulação de medicamento para os animais

A possibilidade de manipular o medicamento em formato de calda, biscoito, pó, pasta oral e molho com o sabor e o aroma de preferência dos pets não é a única vantagem da manipulação veterinária.

A dosagem, de acordo com o peso do animal, é um benefício que assegura uma maior precisão e elimina a necessidade de fracionar o medicamento, por exemplo. Com os manipulados, também é possível associar diferentes ativos em concentrações diferenciadas, como forma de potencializar ou complementar o tratamento. Para pets com restrições ou necessidades especiais, as medicações podem ser manipuladas sem açúcar, corantes ou conservantes.

Mas apesar de indicados, a manipulação em medicamentos veterinários ainda não é muito difundida.  “Muitos veterinários não sabem que podemos usar um medicamento pronto e ajustar a dose que ele precisa e também as formas que facilitam para dar os remédios aos pets”, explica a farmacêutica Fernanda T. de C. Vicentini (CRF-SP 22.874) da Vitalis Drogaria, Manipulação e Homeopatia, que manipula medicamentos veterinários. Segundo ela, todo remédio veterinário pode ser manipulado. “Usamos o remédio pronto para ajustar na dose que ele precisa”, afirma.

 

Benefícios dos manipulados

Os medicamentos para animais estão cada vez mais personalizados por ter mais qualidade, ser  exclusivo para cada bichinho, seguindo todas as regras de controle previstas pela legislação e padrões dos industrializados.

Os princípios ativos são exclusivos para cada medicamento para animais, fazendo um manipulado na dosagem e formato desejado pelo seu dono. Além de ser um medicamento personalizado, com os medicamentos para animais, você minimiza o trabalho e estresse de medica-lo, pois o medicamento manipulado pode vir em diversas formas que seja mais fácil de seu pet ingerir, mantendo o mesmo resultado e garantindo a saúde do seu bichinho.

O medicamento manipulado para animais também vem na dosagem certa, diminuindo o desperdício, usando a quantidade necessária sem sobras e pagando somente o que será consumido durante o tratamento. Os medicamentos para animais podem ser feitos com sabores, em forma de biscoitos, pastas, líquidos, cápsulas, pós e sachês, gotas, suspensões, elixires e xaropes, pastilhas, géis transdérmicos, xampus, cremes, pomadas, loções e sprays.

 

Mais vantagens

Existem diversos benefícios e vantagens para aderir o uso dos medicamentos manipulados para animais. Além de ajudar de forma fácil e ágil ao ingerir o medicamento, sem traumas para os seus bichinhos.

 

Preço mais em conta – Os medicamentos manipulados para animais podem ser até 30% mais baratos que os industrializados, pois o manipulado é feito exatamente com a dose exata necessária e sendo totalmente personalizado para o bichinho.

 

Possibilidade de associar vários ativos – Outra vantagem dos medicamentos manipulados para animais é a possibilidade de associar vários ativos em um só medicamento, facilitando a forma de induzir o bichinho a engolir o medicamento.

 

Dicas na hora de medicar

  • Alguns cães escondem as cápsulas na gengiva e depois cospem, sendo assim o ideal é acompanhar seu pet por pelo menos 15 minutos para garantir que engoliu o medicamento.
  • Mantenham o medicamente em local seco e seguro, longe do alcance das crianças e dos pets.
  • Shampoos terapêuticos devem ser mantidos por 10 minutos na pele antes de ser enxaguados.
  • O medicamento é individual, nunca administre em outro pet.
  • Associações de remédios precisam ser aprovadas pelos veterinários.
  • Homeopáticos e florais precisam ser armazenados longe de equipamentos eletroeletrônicos, de a luz solar, longe de cheiros fortes.
  • Não abra cápsulas para misturar na comida, pode haver perdas na administração ou podem trazer outros problemas.
  • Fracionar comprimidos é sempre um desafio, já que é normalmente imprecisa a dose. Se não for possível manipular, em caso de partir os comprimidos, o ideal é que se faça com o cuidado de sempre buscar a dose corretar e usar cortadores adequados para evitar erros na administração.

Não automedique seu amigo. Consulte sempre um veterinário!