Anúncio

Empresários e lojistas de Avaré e também de Botucatu estão indignados com a determinação de que não poderão abrir no dia 24, véspera de Natal, enquanto muitas cidades da região como Itapetininga, Ourinhos e Piraju terão lojas abertas até 14 ou 15hs.

Em Avaré, os comerciantes não aceitam mais serem subordinados ao sindicato varejista da categoria de outra cidade, cuja realidade é diferente.  Além da proibição, há a ameaça de multa por parte do sindicato dos comerciários.

No dia 10, domingo, por exemplo, o sindicato patronal de Botucatu “autorizou” a abertura das lojas, mas nenhuma empresa abriu considerando que era o último dia de Emapa e não haveria público para as vendas – o que reforça as diferenças contextuais e econômicas das duas cidades.

“Cada cada cidade tem uma base de sindicato; Avaré como não tem Sindicado Patronal depende de Botucatu. Tentamos de todas as formas, mas não teve jeito,  parece que o Sincomerciários não abre mão baseados na Convenção Coletiva. A ACIA não tem poder legal pra agir juridicamente, compete ao Sincomércio fazer isso”, explicou o presidente da ACIA Cassio Jamil Ferreira, que tem se empenhado nesta questão.

O centro da polêmica também envolve o funcionamento do shopping de Botucatu, único não “afetado” pela determinação do sindicato patronal – o que também gerou protestos de comerciantes botucatuenses.

A indignação ganha força porque estranhamente a cidade vizinha possui lei municipal que garante a abertura do comércio nos dois últimos domingos do mês e nem isso foi respeitado pelo sindicato da categoria.

Por outro lado, muitos comerciários afirmam que trabalhariam pelo menos até o almoço, pois como também são comissionados ganhariam mais, tendo em vista que a véspera de Natal é um dos dias em que mais se vende. Mas obviamente, grande parte quer o descanso.

Os empresários defendem apenas o direito a trabalhar, argumentando que ninguém pode ser multado por isso, desde que siga as regras trabalhistas.

Nem o prefeito Jô Silvestre, nem a mesa diretora da Câmara comentaram o assunto, assim como o vereador Flávio Zandoná que preside o sincomerciários de Avaré. O in Foco se coloca a disposição para ouvir envolvidos e interessados.