Anúncio

Mesmo após várias denúncias relacionadas a supostos erros em diagnósticos no Pronto Socorro de Avaré, vários pacientes com diferentes patologias estão passando por uma situação inusitada e estranha: recebem a mesma prescrição de medicamentos, apesar de as receitas serem elaboradas por médicos distintos.

Desta vez a denúncia chegou através do influencer Paulo Proença. Segundo ele, há vários casos, mas a maioria dos pacientes tem medo de fornecer o material. Na foto acima, nota-se a semelhança nas receitas: dipirona, nimesulida, loratadina e dropropizina. Apesar das fotos não serem nítidas, o influencer tem as fotos originais – os nomes foram apagados para garantir o anonimato as vítimas e por enquanto, sigilo envolvendo os profissionais até que seja analisado o caso judicialmente, se preciso for.

De acordo com relato de um dos pacientes, um dos profissionais estaria respondendo a processo por erro médico em Arandu, mas é informação não confirmada ainda.

Proença já acionou as coordenadoras da Saúde e do PS, Juliana Moreira e Lucimara Trevisan respectivamente.  Lucimara já teria feito contato com a direção da empresa Hera Serviços Médicos – responsável pelo atendimento no Pronto Socorro.

Relembre as denúncias 

Este mês, o in Foco recebeu três denúncias envolvendo o Pronto Socorro do município. O primeiro caso foi de José Valdeci Ribeiro, 47 anos, que faleceu no dia 13 de janeiro após quatro paradas cardíacas. Na certidão de óbito consta que ele tinha arritmia cardíaca grave, mas estava sendo tratado como ‘crise de ansiedade’ e não chegou a fazer nenhum exame.

O segundo caso foi semelhante; Álvaro Tibúrcio Reis, 54 anos, faleceu no dia 30 de novembro de 2022, em decorrência de choque séptico e insuficiências renal e cardíaca, mas também tinha sido diagnosticado com“ansiedade”. Ambas as denúncias foram feitas pelas mulheres das vítimas.

Houve ainda um terceiro caso, do suplente de um vereador Cristiano César Pereira, que sofreu uma queda no banheiro no começo do mês e passou a ter intensas dores na região torácica. Ele fez exame de Raio-X no Pronto Socorro, no qual apareceram 2 manchas em seu pulmão, sendo diagnosticado com pneumonia.  Após notar piora em seu quadro, ele voltou ao PS e, em novo diagnóstico, foi comprovado que ele teria fraturado duas costelas e essa era a razão da sua dor. Cristiano procurou a direção do PS, que lhe informou a “normalidade” nesse tipo de caso, o qual ele deveria, segundo a direção, “esquecer”.

Até o momento a secretaria de Saúde, nem o Ministério Público se manifestaram.