Anúncio

Dezenas de profissionais da Educação foram protestar na noite de ontem (13) durante a sessão da Câmara Municipal. Todas são ADIs – Auxiliares de Desenvolvimento Infantil que diariamente atuam em escolas municipais cuidando de crianças inclusive portadoras de deficiência.

Segundo explicou ontem o vereador Marcelo Ortega (Podemos), o cargo de ADI foi criado apenas para pagar menos as professoras e este é o grande problema; todas as 200 ADIs que atuam nas 14 unidades escolares em Avaré possuem formação, mas não são enquadradas como docentes e portanto, além de receberem valores menores, perdem direito a benefícios – embora esteja tudo previsto em lei.

Há anos, as educadoras vem lutando para serem enquadradas, mas não há boa vontade da secretaria da Educação segundo relato das ADIs. A representante das profissionais, Damaris Martins conseguiu usar a tribuna para externar a insatisfação e o cansaço da categoria com essa situação e frisou que elas não desistirão de seus direitos.

“É uma injustiça que deve ser corrigida. Não há como cuidar sem educar” ressaltou o vereador Marcelo Ortega. Ele explicou que a única forma de corrigir isso, é o prefeito Jô Silvestre enviar ao Legislativo projeto de lei fazendo o enquadramento da categoria, incluindo até mesmo adicional de insalubridade a que muitas tem direito.

Todos os vereadores, sem exceção, apoiaram o protesto. Há cerca de 2 anos, as educadoras tem tentado resolver a situação irregular.

A ADI Damaris Martins disse na tribuna do Legislativo que a categoria não desistirá da luta para conseguir o enquadramento das educadoras, como prevê a lei