Anúncio

O novo coronavírus, causador de uma doença pulmonar grave — a covid-19 —se espalha pelo mundo todo numa velocidade inesperada para qualquer sistema de saúde. O Brasil registrou seu primeiro caso no dia 26 de fevereiro de 2020. Em abril de 2021, já tinha matado quase 3 milhões de pessoas em todo o mundo – cerca de 350 mil no Brasil.

Sintomas

A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.

  • Sintomas mais comuns:
febre
tosse seca
cansaço
  • Sintomas menos comuns:
dores e desconfortos
dor de garganta
diarreia
conjuntivite
dor de cabeça
perda de paladar ou olfato
erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

 

Raramente, a infecção parece causar espirros ou secreção nasal. O período de incubação — tempo decorrido entre o contágio e o surgimento dos primeiros sintomas — dura até 14 dias, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas alguns pesquisadores acreditam que pode ser de até 24 dias. E, segundo cientistas chineses, alguns pacientes podem transmitir o vírus mesmo antes do aparecimento dos sintomas.

Como ocorre a transmissão?

As pesquisas apontam que a primeira transmissão ocorreu de animal para humano. E depois passou a ocorrer de pessoa para pessoa. “O vírus é da mesma família dos coronavírus, mas, por ser novo, não se sabe quão contagioso ele é”, diz Leonardo Weissmann. infectologista. Cientistas do Colégio Imperial de Londres estimaram que a taxa de transmissão do novo coronavírus entre humanos é de duas a três pessoas para cada paciente infectado.

Contudo, uma nova cepa do vírus (P1) tem se espalhado pelo Brasil e preocupado cientistas, já que ela é mais agressiva e demonstra ser mais transmissível. O principal freio seria a vacinação em massa.

Prevenção é tudo!

– Lave as mãos (sabão ou álcool em gel podem matar o vírus);

– Cubra a boca e o nariz ao tossir e espirrar, de preferência com um lenço de papel, e lave as mãos depois, para evitar que o vírus se propague;

– Evite passar a mão nos olhos, nariz e boca — se você tocar uma superfície contaminada pelo vírus, poderá transferi-lo para o seu corpo;

– Não fique perto de pessoas tossindo, espirrando ou com febre. Idealmente, mantenha pelo menos 1 metro de distância.

-mantenha o distanciamento social, siga as regras e protocolos e principalmente NÃO AGLOMERE E NÃO SAIA DESNECESSARIAMENTE.