Anúncio

Todas nós nos julgamos em frente ao espelho. Para a maioria, infelizmente, ele acaba sendo um vilão que evitamos porque normalmente representa o que não queremos ver: uma mulher cheia de falhas, um rosto por vezes marcado por rugas e marcas, um corpo que definitivamente não atende às expectativas e não se enquadra nos ‘padrões’ – celulite, flacidez, peso acima da ‘tabela’, quadris grandes ou pequenos, seios flácidos.

A lista de imperfeições é longa e nos castiga diante do espelho e no dia a dia, minando qualquer resquício de autoestima. Tentamos ‘cobrir’ estas imperfeições procurando nos vestir conforme as tendências das estações, com roupas que acreditamos camuflar essa mulher que nos assombra.

Mas, no fundo, vivemos nesse looping de forma superficial, fugindo de nós mesmas.

Me responda sinceramente: você já tentou ver a mulher por trás do espelho? Já foi carinhosa e compreensiva com essa mulher cheia de imperfeições e falhas? Já se perguntou como ela chegou até aqui? Qual sua trajetória?

Por trás de toda mulher que se cobra e se evita, há uma mulher que passou por muitas dores e elas, muitas vezes explicam e refletem o corpo, a falta de autoestima, a crítica exacerbada.

Já parou para pensar como você chegou até aqui? Quanto seu corpo sofreu e carregou? Já considerou que as marcas do seu rosto foram tristezas ou alegrias que transformaram sua vida?

Faça um teste; da próxima vez que se olhar no espelho, observe com carinho e compreensão para si mesma. Olhe lentamente, passeando o olhar por seu corpo e lembrando da sua história. Não deixe que nenhum pensamento crítico ou negativo tenha espaço. Ao contrário; elogie-se, enaltecendo todas suas qualidades. Olhe-se com amor, aceitando que a mulher que se reflete no espelho é a mulher que você é e que precisa do seu amor.

A aceitação é uma das fases do processo de autoconhecimento para conquistar a real autoestima. Ela não vai eliminar o que você considera ‘defeitos’, mas vai transformar sua vida em leveza.

Mesmo assim, o teste do espelho é só um fragmento deste complexo processo. Tenho a honra de acompanhar muitas mulheres nesta jornada. Meu propósito é que todas, um dia, se olhem no espelho e se orgulhem de quem são. Vamos juntas?