Anúncio

O popular tênis de praia é uma modalidade esportiva de longa tradição no Brasil, mas agora virou uma febre atraindo cada vez mais adeptos que se multiplicam em quadras exclusivas

Também conhecido como seu nome em inglês beach tennis, é um esporte que foi criado a partir do frescobol e que foi incrementado na Itália, mais precisamente na província de Ravena, na década de 1980. Hoje já existem mais de um milhão de praticantes espalhados pelo mundo.

Em Avaré, o Centro Avareense oferece aulas para associados com o professor João Rodrigues, tanto para crianças quanto para adultos.

Veja alguns dos benefícios do beach tennis:

1 – Queima muitas calorias

A movimentação intensa e o solo irregular favorecem a queima de gordura e o alto gasto calórico, pois exigem bastante esforço da musculatura das pernas. Estima-se que o consumo médio seja de 600 calorias por uma hora de jogo e os resultados são visíveis no dia-a-dia.

2 – Fortalecimento muscular

Todos os grupos musculares são exigidos durante uma partida de beach tennis, em especial, as pernas, já que é preciso correr muito para alcançar bolinha. Além disso, a instabilidade causada pela areia, exige também dos músculos do core para manter a estabilidade do corpo. Por fim, os braços e ombros são trabalhados no uso das raquetes.

3 – Evita lesões

O solo macio de areia ajuda a absorver o impacto, amortecendo as passadas e os saltos, o que preserva as articulações os tornozelos, joelhos e quadris.

4 – Melhora o condicionamento físico

A movimentação constante faz com que o atleta saia de sua zona de conforto. São necessários muito fôlego, explosão e resistência para correr e saltar. A prática constante melhora significativamente o condicionamento físico e aeróbico, proporcionando maior resistência à medida da prática.

5 – Ensina a tomar decisões de forma rápida

Como as trocas de bolas costumam ser rápidas e dinâmicas, mente e corpo precisam estar em sintonia para responder rápido e não perder o timming. Assim, as reações aos estímulos e as tomadas de decisões são essenciais em um jogo como este.

Outras vantagens do beach tennis são:

– Reduz o stress diário, devido à liberação de endorfina, assim como em outros esportes como a corrida e o crossfit.

– Fortalece o sistema imunológico, o que é essencial em tempos como os atuais.

– Favorece os laços de amizade e o trabalho em equipe.

O beach tennis teve seu boom durante a pandemia da Covid-19 não é à toa: é um esporte que pode ser praticado sozinho ou em duplas, em locais abertos. Com certeza é uma opção viável para todas as idades e que promove a interação social, sem causar aglomerações.

Os cuidados básicos a serem tomados na sua prática são os mesmos dos outros esportes: garantir uma alimentação saudável antes e depois das partidas, hidratação, filtro solar (se jogar durante o dia) e roupas confortáveis como shorts e tops para as mulheres e bermudas para os homens.