Anúncio

Tudo indica que, de agora em diante, a humanidade terá de lidar com mais pandemias de grande proporção em menores espaços de tempo. A informação é do primeiro estudo a reunir e analisar um registro histórico global abrangente de uma variedade de doenças: do ano 1.600 até hoje, quando enfrentamos a pandemia de covid-19. O estudo, um esforço conjunto entre pesquisadores de universidades da Itália e dos Estados Unidos, foi publicado no final de agosto na revista acadêmica PNAS. A equipe utilizou estimativas recentes da taxa de aumento na emergência de doenças zoonóticas — provenientes do contato entre humanos e animais — associadas às mudanças ambientais e estimou a probabilidade anual de ocorrência de epidemias extremas. O resultado é alarmante: ela pode aumentar em até três vezes nas próximas décadas.

Segundo o modelo desenvolvido na pesquisa, uma pandemia tão mortal quanto a de covid-19 deve chegar em algum momento dentro das próximas seis décadas, enquanto uma pandemia na escala da gripe espanhola (que ocorreu entre 1918 e 1920) pode ocorrer a cada 400 anos — mas pode piorar.

A equipe alertou que a probabilidade anual desses eventos extremos pode aumentar com o tempo, já que doenças emergentes e re-emergentes se tornaram mais comuns nas últimas décadas. A gripe A H1N1, por exemplo, última pandemia em escala global antes do novo coronavírus, ocorreu em 2009. São apenas 10 anos até o surto de covid-19, sendo que no século passado, em média, uma pandemia ocorreu a cada 20 anos. Na prática, isso significa que, segundo o modelo e a observação do passado, o risco para a humanidade aumentou muito — e tende a aumentar ainda mais. A pandemia de covid-19 até esta terça-feira (24) matou, pelo menos, 4,4 milhões de pessoas. O HIV, causador da AIDS, já matou pelo menos 36 milhões de pessoas desde seu surgimento, na década de 1980.

A covid-19 é responsável pela pandemia mais mortal desde a gripe espanhola — que matou, segundo a maioria das estimativas, em torno de 50 milhões de pessoas. “Devo dizer que não estamos fazendo previsões sobre o futuro. Estamos caracterizando a probabilidade de ocorrência de grandes epidemias com base em dados históricos”, disse o autor do estudo, William Pan, professor associado de saúde ambiental global na Universidade de Duke.

Aprendendo a prever pandemias O método de modelagem estatística desenvolvido na pesquisa foi usado anteriormente para estimar o risco de eventos climáticos extremos, como inundações. Ele pode determinar uma probabilidade aproximada de pandemias de escala variada ocorrerem anualmente.

Para algo como a pandemia de covid-19, que estamos vivendo, a probabilidade de acontecer em qualquer ano é agora em torno de 2%, o que significa que seria esperado que acontecesse dentro dos próximos 59 anos. Já para um evento como a gripe espanhola, algo semelhante deve acontecer a cada 400 anos, mais ou menos algumas décadas. Embora os números sejam apenas estimativas, a equipe aponta que surtos em pequena escala de doenças emergentes e re-emergentes aumentaram nas últimas décadas. E, segundo sua modelagem, a probabilidade anual de epidemias extremas pode aumentar em três vezes nas próximas décadas. O que pode significar uma pandemia na escala da gripe espanhola a cada 127 anos, em média — e não mais 400.

Segundo Pan, a pobreza, o saneamento deficiente e a falta de bons sistemas de saúde, assim como a falta de cooperação entre os países no monitoramento dessas ameaças, podem permitir que essas doenças continuem a se espalhar. Pandemias em grande escala são relativamente prováveis de acontecer, segundo os autores, e por causa disso, devemos fazer mais para evitá-las ou diminuir seu impacto quando chegarem. O time alerta que será preciso mais trabalho em equipe entre os países, idealmente auxiliados por estruturas existentes como as Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde. O artigo não incluiu no estudo a probabilidade do Big One — uma pandemia mortal o suficiente para acabar com a humanidade. Mas eles fizeram uma estimativa: de acordo com seu modelo, uma pandemia que pode matar todos os seres humanos é provável de acontecer nos próximos 12.000 anos.

Já um recente estudo da Universidade Duke, na Carolina do Norte, avaliou estatisticamente as possibilidades de uma nova pandemia atingir os humanos. Inclusive, uma das principais descobertas foi de que grandes pandemias são muito mais comuns do que se poderia imaginar e que há 2% de possibilidade de algo semelhante à COVID-19 acontecer todos os anos. Somando os 2% de risco anuais, os pesquisadores calcularam que um humano, em média, tem 38% de chances de vivenciar uma grande pandemia ao menos em algum momento de sua vida.

A equipe de pesquisadores analisou o registro histórico de epidemias relatadas a partir dos anos 1600. No total, foi possível chegar a 476 epidemias documentadas — incluindo as epidemias extremas, que podem ser entendidas como pandemias — e cerca de metade das quais tiveram um número conhecido de vítimas. Além disso, cerca de 145 delas causaram menos de 10 mil mortes, enquanto outras 114 não possuem um número conhecido de óbitos.

 

(Fonte: ScienceAlert , Canal Tech e Tecmundo)