Anúncio

Todo final ou começo de ano é a mesma coisa: olhamos para o ano que passou voando e olhando para o calendário do ano novo já com a mesma sensação, que fica cada vez mais recorrente – fenômeno, pode ser explicado pela psicologia e pela neurociência.

É que, mesmo que o tempo seja o mesmo para todo mundo, cada qual percebe sua passagem de forma diferente. Existem diversas explicações para isso, seja a própria idade, a rotina maçante ou o uso desenfreado dos aparatos tecnológicos. Todos esses aspectos intensificam a sensação de o tempo passar mais rápido.

Para quem vive essa sensação, às vezes experimenta também o sentimento de não ter cumprido as promessas de ano novo. Afinal, isso é comum. Muitas pessoas sofrem para manter as metas para um ano novo. De acordo com um estudo, 77% das pessoas seguem as suas promessas por uma semana apenas, enquanto apenas 19% por 2 anos. Nesses casos, os resolvedores bem-sucedidos relataram empregar significativamente mais controle de estímulo, reforço e força de vontade do que os mal sucedidos nos dois anos.

 Metas para um ano novo – Novo ano, novas metas, certo? Em partes. O ano novo deve ser tratado como um momento importante de reflexão. Assim, deve-se pensar sobre o comportamento empregado nos últimos 12 meses e quais mudanças positivas no estilo de vida devem ser feitas.

“Lembre-se, não é a extensão da mudança que importa, mas o ato de reconhecer que a mudança no estilo de vida é importante e trabalhar para isso, um passo de cada vez”, comenta a psicóloga Lynn Bufka. Dessa forma, é importante que o ano novo não seja vista como um catalisador para mudanças radicais de caráter. Transformações assim são difíceis e se provam com pouca aderência ao longo do tempo. “Definir metas pequenas e atingíveis ao longo do ano, em vez de uma meta singular e avassaladora em 1º de janeiro, pode ajudá-lo a alcançar o que quer que se esforce”, ressalta Bufka.

 

Dicas para cumprir as metas

Mas por que a maioria dessas pessoas nunca cumpre as metas para o ano novo? Alguns obstáculos são frequentes nesse processo, como a falta de organização e clareza. Para começar o ano novo com mais certeza do que fazer ao estabelecer metas, reunimos algumas dicas.

 

Estabelecer metas concretas

Uma das premissas para que a frase “ano novo, vida nova” finalmente tenha sentido é fugir do generalismo. Desejar perder peso é muito amplo, é preciso ser mais específico. Estabeleça quantos quilos deseja perder e através de qual método real e concreto será realizado.

Ao determinar as metas para o ano, lembre-se de colocar aquilo que esteja ao alcance da sua rotina e situação financeira. Trate-o como um ano de mudanças, mas seja também realista.

Além disso, se comparar com outras pessoas que possuem outros estilos de vida e contextos pode ser um dos vilões já nesse primeiro estágio. Por isso, considerar somente a sua própria vida como parâmetro é fundamental para que objetivos reais surjam.

 

Saber quando começar

O autor de best-sellers e três vezes nomeado a prêmios do Modern Healthcare‘s, Mark Murphy diz que as metas devem trazer uma conexão emocional (Heartfelt), serem tangíveis (Animated), necessárias (Required) e difíceis (Difficult) — traduzidas no acrônimo HARD.

Quando as metas para ano novo possuem uma conexão emocional forte e são tangíveis, ou seja, concretas e possíveis dentro da sua realidade, é preciso saber quando tirá-las do papel.

 

Se organizar

A coach Thais Verona explica que a desorganização é o principal obstáculo. Segundo ela, planejar e estabelecer metas concretas é o primeiro e mais importante passo: “Muitas vezes, as pessoas que pensam em uma meta dizem: quero emagrecer, quero abrir um negócio. Isso não é específico”, conta a. Dessa forma, é preciso mais do que simplesmente formular uma lista de resoluções de ano novo. Nesse caso, a pessoa precisa se organizar e ser específico. “Quando as metas ficam muito jogadas, pouco específicas, você não sabem nem diferenciar aquilo que você realmente quer, daquilo que você só gostaria”, complementa.

 

Listar os benefícios que as metas trarão

Outro erro comum é não saber aonde se quer chegar e nem o que a meta acrescentará, de fato, na vida. A coach aconselha fazer uma lista de ganhos que os objetivos para o ano novo irão trazer à sua vida, pois isso serve como sendo uma energia a mais na motivação para atingir o resultado.

“Por exemplo, no emagrecimento. Se você quer perder 10 quilos em um semestre, não deixe para perder tudo em julho.” Ela explica que o ideal é colocar a meta no papel como um passo a passo. “Você pode ir no médico fazer exames, ir no nutricionista e, em fevereiro, você pode fazer matrícula na academia”, comenta.

 

Afastar o medo de fracassar

Um dos maiores obstáculos na hora de transformar o sonho em meta é o medo. O medo quando invade o âmbito dos sonhos faz com que tudo seja impossível e inatingível, apenas mais um sonho, e não um objetivo tangível. O medo do fracasso, de ser visto como piada, de não saber para onde ir caso as metas para o ano novo falhem é um dos nossos grandes paralisadores. Uma vez que esse obstáculo é superado, visando sempre o objetivo de modo racional, tangível e objetivo, as conclusões passam a ser mais possíveis e não apenas desejos de ano novo.