Anúncio

A influência cultural da Grécia Antiga deixou marcas profundas e simbólicas em toda a história da sociedade ocidental. Conceitos como democracia, filosofia, teatro, arquitetura, as olimpíadas são exemplos da riqueza dessa civilização. O conjunto de cidades-estado formava a Grécia Antiga, cada uma delas possuía peculiaridades inconfundíveis. Uma dessas cidades era Atenas. Alguns membros da aristocracia ateniense uniram-se a tiranos e negavam-se a perder seus privilégios. Esses governos eram impostos à força e um único líder possuía amplos poderes ignorando a intervenção da outras entidades representativas.

Para acabar com o conflito e consolidar a democracia, Clístenes, considerado o pai da democracia, promoveu ações para defender o regime democrático, entre elas estava a criação do ostracismo (ostrakón). Esse dispositivo legal assegurava que indivíduos acusados de ameaçar a estabilidade do regime fossem punidos perdendo seus direitos políticos. Eram enviados ao exílio, permanecendo longe por dez anos. O indivíduo não perdia sua cidadania e não tinha suas propriedades confiscadas. Essa lei instituída em Atenas evitava a formação de novos tiranos.

Anualmente, os cidadãos reuniam-se na Àgora para decidir sobre quem aplicar o ostracismo. O cidadão que recebesse o maior número de votos era ostracizado. A votação era feita por meio da inscrição do nome dos candidatos em pedaços de cerâmica chamados ostrakón. Exigia-se um elevado número de votos a um mesmo cidadão. Com o propósito de evitar o mau uso do mecanismo exigia-se por volta de seis mil votos. As pessoas suspeitas de corrupção, por espoliar o dinheiro público ou a moral eram submetidas às votações.

Sócrates, o famoso pensador e filósofo grego, foi acusado de corromper a juventude ateniense, insultar as tradições religiosas da época e ensinar seu método filosófico. Foi condenado ao ostracismo, mas recusou-se a sair de Atenas, preferindo a sentença de morte ingerindo cicuta, um veneno muito utilizado naquela época.

A civilização grega percebeu que a continuidade no poder poderia gerar tiranos. Instituíram o ostracismo para evitar a formação de novos déspotas. Ironicamente a civilização moderna parece não ter evoluído muito nas questões de poder. Existe pouca vontade e poucos mecanismos para evitar a repetição dos mesmos indivíduos no comando nas diversas áreas na política. Neste momento tão conturbado e polarizado pelo qual a sociedade está passando relembrar a sabedoria dos pensadores da Grécia antiga poderia ser muito útil. A contribuição para evitar processos menos desgastantes e injustos seria um bálsamo para toda a sociedade.

ÁGORA: nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis).

CLÍSTENES: Legislador grego nascido em Atenas, foi com ele que a democracia se consolidou e ganhou forma em Atenas.

OSTRACISMO: um dispositivo político usado para exilar ou banir da cidade-estado qualquer cidadão que representasse algum tipo de ameaça à ordem democrática.

OSTRAKÓN: pedaços de cerâmica em forma de ostra, onde eram inscritos os nomes dos candidatos ao ostracismo