Anúncio

Após matéria veiculada pelo in Foco, mostrando que Avaré é uma das poucas cidades da região que não havia tomado providências no que se refere a maior segurança nas escolas municipais, a Secretaria Municipal da Educação, enviou nota oficial informando suas ações.

Segundo a pasta, as unidades já possuem desde 2018 câmeras de monitoramento em todo espaço educacional, o qual é monitorado em tempo real 24 horas por dia.

“Diante das supostas ameaças que circulam nas redes sociais, estamos ampliando também esse monitoramento para as partes externas das escolas a fim de ter melhor visualização do ambiente escolar. Em função dos últimos acontecimentos, a Polícia Militar já reforçou o patrulhamento em áreas estratégicas e, além do acesso das câmeras de monitoramento da cidade, passou a ter acesso complementar às imagens da parte externa das unidades escolares, evitando assim eventuais delitos ou ocorrências relacionadas as escolas”, diz um trecho da nota.

A pasta afirma que várias ações foram implementadas nas unidades educacionais, entre elas orientações contidas na Normativa 002/2023 e no Projeto “Paz nas Escolas”, que visa estimular e apoiar as ações de prevenção à violência no contexto escolar.

O documento também traz orientações aos pais. Veja abaixo:

Orientações às famílias e responsáveis:

  • Enviar o filho para a escola uniformizado e no horário correto
  • Verificar mochilas e o material que o filho leva para a escola
  • Monitorar redes sociais e celular dos filhos
  • Comunicar a escola em caso de mudança de comportamento atípico

 

Medidas adotadas em escolas:

  • Controle do fluxo de entrada e saída de pessoas
  • Manter portões fechados
  • Monitoramento dos arredores
  • Campanha de conscientização

 

A Secretaria da Educação lembra ainda que trabalha a prevenção da violência no ambiente escolar por meio de programas como o PROERD (Programa da Resistência às Drogas e a Violência) e a Escolinha da PM, ambos em parceria com a Polícia Militar, com atividades de conscientização e orientação.

A pasta ressalta que é necessário manter a rotina da escola, com as atividades diárias, onde, conjuntamente com o prefeito municipal, Secretaria Municipal da Educação, Polícia Militar, pais, comunidade escolar e gestores, estaremos atentos aos protocolos para a garantia da segurança e bem-estar dos estudantes.