Anúncio

Novo ano se inicia e com ele uma enxurrada de desejos e promessas. Com a grande maioria da população é assim. Esse ano vou me dedicar mais aos estudos. Com certeza darei início à vida fitness. Desejo um novo relacionamento. Quero cuidar mais de mim. Quero viagens e também um emprego em que me sinto(a) realizado(a). Ahh… não posso esquecer a saúde e o dinheiro em abundância!!!!

Alguém se identifica com esses votos aí, descritos acima, para 2022?? Pois é, todo ano a gente sempre faz os mesmos pedidos, não é mesmo? Mas será que somos contemplados pela magia do novo ano?

A cada nova oportunidade somos inundados de esperança e fé. Agimos assim (ou deveríamos agir) na vida, seja qual área for: pessoal, profissional ou afetiva. E você deve estar se perguntando: mas é errado isso, Bebel? Desejar o melhor, ter esperança e fé no novo? E eu te respondo: é claro que NÃO!!!  Não há nada de errado. É sempre muito positivo e vantajoso sermos otimistas. No entanto, proponho aqui a reflexão quanto ao agir de cada um.

Mas como assim? Como diria Mario Sérgio Cortella: “a vaca não dá leite!”. Imagino que já saibam dessa história que tal filósofo discursou em uma palestra, cujo significado resulta nas ações que fazemos para obtermos resultados.

Seguindo uma analogia com a expressão de Cortella, quais ações você faz diariamente para ter o novo na sua vida, já que você o deseja? Se está num emprego ruim, já experimentou tentar algo diferente? Listou empregos possíveis para enviar seu currículo? Está sem dinheiro para fazer aquela viagem dos sonhos? Que tal fazer uma economia diária ou mensal que lhe ajude a custear essa tal viagem?! Meu relacionamento é abusivo e não consigo me libertar. Oras, o que falta para você iniciar um processo de autoconhecimento, mergulhar em você, se valorizar e dar um ‘pé na bunda’ de quem não soma em sua vida? Afinal, já diz o ditado: “Ou soma ou some!”. Tem também a clássica: esse ano vou começar minha vida fitness! Mas sequer opta por fazer uma caminhada no quarteirão ou, prefere funcionar o carro para ir à padaria sendo que a mesma fica na esquina de sua casa, isso tudo porquê está com preguiça.

A verdade é que todos nós temos um pouco dessas ações levianas, que nos ajudam a procrastinar e nos autossabotar. Cabe então dosar a balança. Como estamos lidando com nossos desejos e o que temos feito para alcançá-los. Se só ficamos nos desejos a balança pesará na consciência e em nosso físico também, porque não?! Mas o que falta para que o saldo seja positivo e a balança favorável para a realização dos desejos tão sonhados a cada novo ano? Falta o básico: AGIR! Ir ao encontro de… A famosa expressão: “levantar a bunda do sofá e ir à luta”.

Pense aí… Quanto você desejou ou planejou para 2022 e o que tem feito para realizar? Movimente-se, pois assim a vida também se move!

De que adianta você reclamar depois que nada acontece em sua vida se você não fez nada de diferente para mudar o ‘status quo’. Tudo bem… eu sei… você vai dizer: ahhh Bebel, isso tudo é clichê! E é! Não há nada de novo nisso. Mas me diz, mesmo sabendo, você faz? Você se arrisca a mudar e fazer diferente?

Como diria Sigmund Freud, pai da Psicanálise, há mais pulsão de vida aí em você ou pulsão de morte? É isso mesmo. Qual a sua energia para criar ou fazer diferente? Esperar magicamente que o ano lhe traga tudo aquilo que mencionei no início desse artigo é leviano e utópico demais! É como acreditar em bola de cristal. Não há o novo se não fizermos algo inovador! Simples assim.

Mas, fazer acontecer custa uma energia danada e sem dúvida uma boa pitada de fé e esperança, como já citei anteriormente. Você tem esses ingredientes em abundância? É disso que você vai precisar para fazer desse um NOVO ano: AGIR, ter FÉ e ESPERANÇA! Somente assim seguimos em frente e colhemos o que desejamos.

VOCÊ é seu melhor projeto para esse ano! Invista em si mesmo! FAÇA diferente. FAÇA acontecer! Aproveite que o ano está só começando, arregace as mangas e mãos à obra! Você tem o ano inteiro em suas mãos!! Agora é contigo!!!  Seja feliz!!! Afinal, a felicidade mora exatamente na somatória dos esforços realizados por ti para conquistar o que almeja. Um abraço!