Anúncio

O Patinho Feio é uma história de Hans Christian Andersen, amplamente conhecida e muito bem recebida pelas crianças pequenas. O herói deste conto é rejeitado pela mãe e irmãos, por ser muito diferente é considerado feio. Ele foge de casa à procura de um lugar onde o aceitem. Com o passar do tempo e depois de muitos riscos, fugas e muito desalento, ele cresce e transforma-se em um lindo cisne. Um dia encontra um bando de cisnes que o acolhem, sente então que encontrou seu lugar no mundo e vive feliz.

A verdadeira história desse conto originou-se na mitologia grega, na qual o protagonista é Hefesto, deus do fogo, da marcenaria e da ourivesaria. Era também o deus capaz de construir muitas coisas lindas. Hefesto havia sido rejeitado por sua mãe Hera. Ela concebeu o filho através de partenogênese para castigar o marido Zeus que a traía muito.

Hera, a rainha dos deuses, tinha a esperança de que esse filho concebido sem a ajuda de Zeus nascesse o mais belo, o mais corajoso e o mais nobre de todos os deuses. Porém, o que aconteceu em troca de sua rebeldia contra o rei dos deuses foi conceber um filho feio, fraco e deformado, com quadris deslocados e pés tortos. Hera se livra do filho, mas Tétis e Eurínome, duas ninfas, o salvam e com pena dele resolvem criá-lo. Mesmo com todo amor recebido ele não consegue esquecer a rejeição da mãe e arquiteta uma vingança prendendo-a em um trono de ouro. Exige de Zeus seu casamento com Afrodite para livrar Hera do castigo. Quando ele acreditava que havia se vingado de sua mãe e que estaria livre do seu sofrimento por causa de seus defeitos físicos, Hefesto descobre que Afrodite o traía com seu irmão Ares.

O mito de Hefesto e a história do Patinho Feio estão relacionados à rejeição. Existe uma diferença importante entre as duas narrativas; no mito a mãe deliberadamente tem o filho para vingar-se do pai, porém o resultado da vingança sai do seu controle e ela se desfaz do filho. Hefesto não conseguindo superar a rejeição transforma-se em uma pessoa amargurada e tem a vingança como forma de lidar com o mundo.

O Patinho Feio ao fugir do lugar onde nasceu e foi rejeitado consegue ressignificar sua história. Quando encontra um bando de cisnes ele consegue entender que na verdade ele não era um patinho, mas sim um filhote de cisne que por acaso foi parar no ninho de uma pata.

O que o mito e o conto podem ensinar é que você pode não escolher o lugar onde nasce, como é tratado, mas a opção de se tornar uma pessoa amargurada e vingativa, que culpa os outros é uma escolha. Ao optar por ficar livre e seguir a própria vida resistindo assim mesmo, a pessoa sente a vida e a força que nunca sentiu antes. Descobrir a verdadeira família proporciona muita vitalidade e a sensação de pertencimento.

 

Partenogênese: refere-se a um tipo de reprodução assexuada de animais em que o embrião se desenvolve de um óvulo sem ocorrência da fecundação.